sexta-feira, 27 de abril de 2007

Alimentação Saudável, Ervas e Temperos


A comida mediterrânea adota temperos, ervas frescas ou secas que usados com arte acrescentam um mundo de sabores a alimentos que muitas vezes preparados de outra forma dependeriam de muita gordura para ter gosto.

À medida que você, ?cozinheiro mediterrâneo? se familiarizar com o emprego de ervas e temperos vai ver que elas são indispensáveis no preparo de legumes, carnes, sopas e molhos.

As ervas mais comuns são salsa, manjericão, manjerona, orégano, tomilho, alecrim e sálvia.

Quando picadas para uso imediato desprendem um ?bouquet? marcante que dão ao preparo inigualável sabor.

Quanto aos temperos como páprica, gengibre, pimenta-caiena, canela e noz moscada ficam tão bem em doces quanto em salgados.

Por exemplo, carneiro assado com canela é exótico, diferente e especialmente gostoso.

Hortelã fica ótima em saladas e sorvetes.

Pensar na estação do ano que estamos para escolher o que vai ser comprado no supermercado significa adaptar sua refeição ao que está mais fresco e saboroso.

O ritmo do corpo nos dá algumas pistas.

No verão comemos com prazer uma bela salada, já no inverno um caldo de legumes cai sempre muito bem.

Esta noção faz com que o ato de comer não seja indiferente e a comida seja respeitada como algo que vai nos trazer benefícios além de repor calorias despendidas.

Priorizar as comidas frescas é um ato inteligente, significa que respeitamos nosso organismo e não permitimos que ele ingira coisas desconhecidas e, sobretudo enriquecidas com gorduras ruins.

Os temperos facilitam a digestão e fortalecem o nosso sistema imunológico.

Tanto as ervas quanto os temperos podem também ajudar a diminuir o sal, que causa retenção de água e ganho de peso temporário.

Moer certos ingredientes no último minuto ajuda a conservar a propriedade do tempero e aguça o sabor do alimento onde ele vai ser empregado.

Para quem tem espaço, cultivar um jardim com ervas e temperos é ótimo para se ter sempre à mão o toque final da refeição.

Experimente uma porção de temperos para descobrir aqueles que mais gosta. Mantenha-os em estoque e esteja aberto a combinações.

Alguns pratos básicos podem variar surpreendentemente dependendo do seu tempero, comece e aproveite.




ALECRIM: especial para carnes de carneiro, cabrito e peixes. Usa-se também em carnes brancas.O alecrim em forma de chá é um ótimo estimulante, combate o cansaço físico e mental.

ALHO: para carnes, molhos, recheios, frangos e sopas.

CEBOLINHA: de sabor delicado e agradável, com um toque levemente adocicado serve bem para saladas, omeletes, patês, sopas, massas, risotos, carnes, peixes e maioneses. Fica muito bem decorando pratos e polvilhada em cima de arroz.

HORTELÃ OU MENTA: tradicionalmente usado em carne de carneiro, fica ótima em molhos a base de limão. É refrescante como chá gelado.

LOURO: é usado como aromatizante em temperos de carnes, peixe e frango, camarão, lentilhas e feijão e nas sopas de verduras.

É indicado para diminuir o odor de carnes fortes como dobradinha, mocotó e rabada.

MANJERICÃO: de sabor suave e levemente picante usa-se para preparar massas, macarronadas, leguminosas, cereais e assados de todas as carnes. Adiciona-se esse tempero quase no final da preparação para que ele não perca o sabor.

MANJERONA: com sabor requintado, coloca-se no final de cozimentos de carnes, sopas, feijão, lentilha e molhos. Fica ótima em maioneses e saladas. O chá de manjerona é bom para dores de cabeça e insônia.

ORÉGANO: conhecido como o tempero das pizzas, talvez seja a erva mais usada pelos brasileiros. Confere sabor especial às omeletes, molhos de tomate, saladas e massas. Em aperitivos também fica muito bem.

SALSA: assim como a cebolinha é usada em omeletes, legumes, saladas e carnes vermelhas, brancas e peixes. Ornamenta pratos e fica ótima em farofas.

SÁLVIA: em forma de erva seca, na cozinha é muito aromática. De sabor sofisticado, é um ótimo tempero para pães, carnes de carneiro e cabrito. Usa-se em queijos e molhos. Em forma de chá tem propriedades antiinflamatórias, é ótima para pessoas que sofrem de asma, gripes e resfriados, amidalite e faringites.

TOMILHO: lembra o sabor do orégano, mas aromatiza os pratos de forma bem diferente dele. É ótimo em molhos, saladas e sopas além de combinar muito bem com peixes e mariscos.

Nenhum comentário: